Blog

Blog

Jogos violentos de videogame são fator de risco para o desenvolvimento de comportamento criminoso e agressivo





Pesquisa publicada em 26/03/2013


      Newswise - Ames, Iowa -  Novas evidências de pesquisadores do estado de Iowa demonstram uma ligação entre videogames, violência juvenil e delinquência.
    Matt DeLisi, professor de sociologia, disse que sua pesquisa mostra uma forte ligação entre jogos violentos e agressividade. Essa influência ocorre  mesmo quando  há uma história de violência e traços psicopáticos entre delinquentes juvenis.
  "Quando os críticos dizem, 'Bem, provavelmente, os  jogos de videogame só influenciam os jovens   anti-sociais", podemos argumentar isso diretamente, porque conseguimos usar grupos controle para um monte de coisas que sabemos que importa ", disse DeLisi. "Fizemos isso considerando a criança por sexo, idade, raça, a idade em que foram referidos em tribunal de menores - o que é um efeito muito poderoso - e um monte de outros efeitos de mídia, como o tempo que assistem televisão e exposição. Mesmo com tudo isso, a medida videogame ainda importava." Jogos violentos influenciam todas as crianças e jovens, mas logicamente nem todos transformarão essa influência em atos agressivos e criminosos.
          Os resultados não foram inesperados, mas algo surpreendentes para Douglas Gentile, professor associado de psicologia, que tem estudado os efeitos da exposição à violência do videogame e agressão a  menor, como bater, provocações e xingamentos (bullying).
       "Eu não esperava ver muito efeito quando temos um delinquente grave e agressão de nível criminal, porque os jovens que cometem esse nível de agressividade tem um monte de coisas acontecendo de errado para eles. Eles têm muitas vezes uma série de fatores de risco e muito poucos fatores de proteção em suas vidas ", disse Gentile.
         O estudo, publicado na edição de abril da revista Violência Juvenil e Justiça Juvenil examinou o nível de exposição de videogames violentos para 227 menores infratores na Pensilvânia. Os jovens mais expostos à jogos violentos foram os que cometeram os atos mais graves de violência se comparados ao ano anterior. A média de infrações dos jovens que jogaram jogos violentos aumentou de um para nove atos graves de violência.
     Os resultados mostram que tanto a frequência de jogo e afinidade com jogos violentos foram fortemente associadas com comportamentos delinquentes e violentos. Craig Anderson, professor de psicologia e diretor do Centro para o Estudo da Violência do Estado de Iowa, disse que a exposição ao jogo violento de videogame não é a única causa da violência, mas este estudo mostra que é um fator de risco.
        Os pesquisadores afirmam que jovens delinquentes têm vários fatores de risco que influenciam o seu comportamento. O passo seguinte consiste em identificar neste estudo qual é a combinação de fatores mais volátil.
        "Ao estudar agressão grave, olhando para múltiplos fatores de risco é mais importante do que olhar para qualquer um", disse Gentile. "A vanguarda da investigação é tentar compreender em que combinação é que os fatores de risco individuais começam influenciando um ao outro de forma a aumentar ou diminuir as chances de agressão."

O que isso significa para os pais?
Há muita desinformação sobre a exposição de videogames, disse Anderson, que torna difícil para os pais  compreender os efeitos nocivos. Embora seja uma variável que os pais podem controlar, ele entende que, com mensagens confusas sobre os riscos, alguns pais podem sentir que não vale a pena o esforço de tentar colocar um limite nos hábitos dos filhos.
"Que pai iria passar por todo o esforço do que é preciso para realmente controlar a dieta de seus filhos, se eles realmente não acreditassem que isso faz alguma diferença? É por isso que é tão importante nesse momento passar uma  mensagem simples e clara de que a violência  importa ", disse Anderson.
         Só porque uma criança joga um videogame violento não significa que ele ou ela vai agir violentamente. Mas os pesquisadores dizem que, se houver por parte dos pais,  uma consciência do que seus filhos estão jogando e como isso pode influenciar o seu comportamento - as crianças podem ser melhor direcionadas para usar o tempo com jogos ou atividades mais saudáveis. 

Nenhum comentário: