Blog

Blog

Atividade: gratidão e o que vale a pena esquecer


Texto: Bianca Molica Ganuza


      O site herewearetogether.com tem uma proposta bem simples para se fazer um jardim zen com as crianças. O objetivo é estimular uma prática meditativa com as crianças, juntando em uma vasilha um pouco de areia, algumas pedras, uma pequena vela e um pauzinho para a criança fazer formas e desenhos enquanto relaxa.
Acho a ideia incrível, mas pegando o gancho das nossas propostas de atividades para a educação emocional, minha proposta é:
1 - reunir os materiais para fazer o jardim zen com a criança;
2 - separar pedras de diferentes tamanhos e tinta plástica;
3 - contar a história a seguir dos dois amigos;
4 - fazer a proposta de atividade (descrita após a história neste post)

Os dois amigos (autor desconhecido)

        A história conta que dois amigos estavam andando pelo deserto. Durante algum ponto da viagem, eles tiveram uma discussão, e um amigo bateu no rosto do outro.
Aquele que foi esbofeteado ficou ferido, mas sem dizer nada, escreveu na areia:
HOJE MEU MELHOR AMIGO me deu um tapa no rosto.
Eles continuaram andando até que encontraram um oásis onde resolveram tomar banho. O que tinha sido esbofeteado ficou preso na lama e começou a se afogar, mas o amigo salvou-o.
Depois que ele se recuperou do quase afogamento, ele escreveu em uma pedra:
HOJE MEU MELHOR AMIGO SALVOU MINHA VIDA.
O amigo que havia esbofeteado e salvo o seu melhor amigo lhe perguntou: "Depois  que eu te machuquei, você escreveu na areia e agora, você escreve em uma pedra, por quê?"
O outro amigo respondeu: "Quando alguém nos machuca, devemos escrever na areia, onde os ventos podem apagar. Mas, quando alguém faz algo de bom para nós, devemos gravar isso na pedra onde nenhum vento jamais poderá apagá-lo. "

Proposta de atividade:
            Pedir à criança para desenhar na areia algo que ela gostaria que o vento apagasse. Importante permanecer em silêncio e perguntar ao final se a criança gostaria de explicar o que fez. Se ela não quiser, não insistir. Depois disso pedir à criança para colorir as pedras pensando em algo que fizeram de bom para ela, algo que ela não quer esquecer. Da mesma forma perguntar se ela quer contar o que fez e não insistir se ela não quiser. Permita que a criança deixe o jardim zen do jeito que ela achar melhor.
Até a próxima!

Nenhum comentário: