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Atividade: Preparando o terreno contra o bullying


     O livro "O mundo dos bonecos de Papel", entre muitos aspectos trata da importância do respeito às diferenças.
     O bullying continua sendo um tema muito discutido ao redor do mundo porque sua prática, apesar de toda informação disponível, não tem diminuído. 
      No blog da AME Editorinha teremos uma série de textos, vídeos e atividades para contribuir com educadores que desejam não apenas impedir que o bullying ocorra, mas que principalmente seja estimulado entre as crianças, valores que contraponham os atos de agressão física e emocional.
       Neste post a proposta das atividades ( de:Bianca Molica Ganuza) é ajudar as crianças perceberem que somos parte da natureza cuja característica principal é a diversidade.
        Para isso o educador poderá escolher como foco de pesquisa a fauna ou a flora.
A pergunta a ser repassada para que as crianças investiguem é: Qual é o melhor animal que existe na natureza? Ou qual é a melhor planta que existe na natureza?
       O objetivo é -a partir da pesquisa e através de perguntas - ajudar as crianças a perceberem que não existe o melhor animal ou planta. A onça pode ser rápida e ótima para caçar, mas ela não voa como o tucano. A serpente pode ter um veneno poderoso, mas ela não cava tão bem quanto as minhocas, o macaco pode pular rapidamente de galho em galho, mas ele não se locomove tão bem no escuro como fazem os morcegos. Enfim, as possibilidades são inúmeras de se explorar a importância da diversidade.
 
       Cabe ressaltar que o educador deve se policiar para não inserir um discurso moralista. O foco deve permanecer apenas no quanto é interessante a diversidade na natureza e estimular para que as crianças encontrem qualidades nos bichos e plantas. Do quanto a diversidade da fauna e da flora são fundamentais para manutenção do ecossistema. 
        Em um segundo momento, propor a atividade de explorar as qualidades, os gostos dos colegas. O educador pode propor que as crianças façam entrevistas em pares ou em pequenos grupos com perguntas específicas: A cor preferida, a comida preferida, o que mais gosta de fazer... As crianças deverão apresentar o que descobriram sobre os colegas.
            Novamente o foco do educador é ajudar as crianças a perceberem que as semelhanças são interessantes, mas também as diferenças. Na sequência uma proposta que ajuda bastante é um desenho coletivo, onde cada um, em um mesmo papel grande, faz o seu próprio rostinho. No papel pode estar escrito:
"Somos todos iguais, mas também somos todos diferentes. E isso é muito legal!".
Bom trabalho!

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