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Atividade: Bonequinhas da Sorte (conversando com as preocupações)




Texto de Bianca Molica Ganuza

       Você já deve ter visto umas bonequinhas bem pequenininhas parte da cultura dos povos de origem maia, inca e asteca. Na Guatemala essas bonequinhas são um artesanato muito popular entre os turistas.
       Na verdade vamos encontrar expressões dessas bonecas em muitas culturas. O interessante é que em diversos lugares a proposta das bonequinhas é a mesma: Contar suas preocupações para as bonequinhas antes de dormir; colocá-las debaixo do travesseiro; deixar que as bonequinhas aliviem as preocupações. 
         Na Rússia, um conto de fadas muito popular faz menção à uma bonequinha minúscula que dava conselhos para uma menina que perdeu sua mãe.A história é contada em todos os países bálticos, e segundo Clarissa Estés Pinkola é mais conhecida como "Wassilissa, a sabida"
     A proposta aqui é buscar essas inspirações para uma atividade que tem por objetivo aliviar a ansiedade das crianças.
         Vale a pena destacar que todas as atividades precisam que a postura interna e externa do educador seja de acolhimento e coerente com a proposta.
          O primeiro passo é fazer as bonequinhas com as crianças. Segue uma imagem que trata-se de uma proposta interessante de um grupo internacional de abordagem arterapêutica com trauma.(Trauma Informed Art-Therapy Practice)
Utilizando palitos de sorvete, retalhos de tecido e canetinhas é possível fazer bonequinhas criativas. Durante a atividade apenas informar para as crianças que essas bonequinhas serão utilizadas depois. Ou seja, deixar as crianças criarem suas bonequinhas livremente, sem muita informação da utilidade das mesmas.
Uma vez prontas as bonequinhas, contar que trata-se de uma prática muito antiga contar seus problemas e preocupações para as bonequinhas e colocá-las debaixo do travesseiro antes de dormir. As bonequinhas ajudam a aliviar preocupações e a encontrar soluções dos problemas através dos sonhos. 
À noite, sentar-se com a criança para ler e antes de dormir perguntar se tem algo que ela gostaria de contar para a bonequinha. Lembre-se da postura, do acolhimento e de não emitir um comentário precipitado. (- Imagina, não precisa se preocupar com isso!) Se a proposta for feita para um grupo de crianças ou em sala de aula, recomendar que os pais ou cuidadores façam o mesmo.
No dia seguinte conversar com a criança sobre como dormiu, se ela sonhou...
       Caso ela manifeste que não se lembra do que sonhou tranquilize-a de que os sonhos aparecem quando se menos espera.


          

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