Blog

Blog

Governo de São Paulo e Cartoon Network lançaram kit contra bullying: o que você pensa sobre isso?



"O Cartoon Network em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (SEE) de São Paulo e ONGs lançaram, kits para prevenção de bullying nas escolas. Formado por seis apostilas, o material é dirigido a estudantes, pais, professores e diretores. O kit, no entanto, está disponível apenas na versão online. A rede estadual receberá o material impresso somente em 2014.
A ação faz parte da segunda etapa dacampanha contra esse prática de violência, que teve início ano passado. "Faremos agora uma licitação para a impressão e distribuição das apostilas para as escolas da rede. Entregaremos ao menos um kit por escola, a partir do início do ano que vem", afirmou Felipe Angeli, coordenador do Sistema de Proteção Escolar da SEE. Não foi divulgado o custo previsto que o órgão prevê pagar para a impressão e distribuição das apostilas. Além disso, os professores estaduais nem sequer foram treinados para trabalhar com as seis apostilas e o módulo introdutório do kit. De acordo com Angeli, até a distribuição física do material - prevista para o ano que vem -, os professores passarão por treinamento específico. Segundo Anthony Doyle, vice-presidente da Turner International no Brasil - empresa à qual a rede de desenhos animados Cartoon Network está vinculada -, entre 50% e 70% das crianças e adolescentes da América Latina já foram vítimas de bullying. "Estamos contentes que esses kits serão adotados e distribuídos aos alunos de São Paulo."Para Herman Voorwald, secretário estadual de Educação, os alunos precisam "aprender" a viver com a diferença. "Eu também já sofri bullying na escola. Os alunos que sofrem bullying não podem ficar calados", diz Voorwald .A rede estadual de São Paulo tem cerca de 5,6 mil escolas públicas, 230 mil professores e mais de 5 milhões de alunos." (texto publicado no Estado de São Paulo em maio de 2013)
Achamos interessante noticiar a iniciativa do Estado de São Paulo aqui no blog, principalmente porque a educação emocional vem ganhando espaço nas discussões das políticas nacionais de educação. Colocamos a seguir os links das apostilas on-line para vocês conhecerem. Mas vale ressaltar que uma mudança mais efetiva no comportamento de alunos e educadores só irá acontecer quando a educação das sensibilidades fizer parte de todo processo educacional. Quando valorizar as diferenças, por exemplo, ganhe mais espaço do que punir o comportamento inadequado. 
 Acesse o kit contra o bullying:


Nenhum comentário: