Blog

Blog

O poder diminui a empatia? Estudiosos dizem que sim.



matéria publicada na npr por by CHRIS BENDEREV

Mesmo a menor dose de poder pode mudar uma pessoa . Você provavelmente já viu isso. Alguém recebe uma promoção ou um pouco de fama e , de repente, ele se torna um pouco menos amigável com as pessoas abaixo dele.
Então aqui está uma pergunta que pode parecer muito simples : Por quê?
Para Sukhvinder Obhi , neurocientista da Wilfrid Laurier University , em Ontário , no Canadá, a explicação é porque o poder muda fundamentalmente a forma como o cérebro funciona .
Obhi e seus colegas, Jeremy Hogeveen e Michael Inzlicht , têm um novo estudo mostrando evidências para apoiar essa afirmação, demonstrando que quanto mais poderosa uma pessoa se sente, menor é a resposta de seu sistema de espelho no cérebro, ou seja, menor a sua capacidade de sentir empatia.
 Outro pesquisador que tem estudado a relação entre poder e empatia é Dachner Keltner.
" O que estamos descobrindo é que o poder diminui todas as variedades de empatia ", diz Keltner , psicólogo social da Universidade da Califórnia, em Berkeley. Ele diz que estes resultados se encaixam em uma tendência nas pesquisas psicológicas que tem estudado a empatia. 
" Se você está com uma equipe no trabalho [ ou ] no seu jantar em família, sempre podemos adaptar os nossos comportamentos com os comportamentos de outras pessoas", diz ele. " E o poder dá uma mordida nessa capacidade, nos tornando menos hábeis em perceber os outros, o que é muito ruim. "
A boa notícia, diz Keltner , que um campo emergente de pesquisas sugerem que pessoas em situações ou posições de poder podem ser treinadas de volta ao seu eu compassivo.

E você já experimentou alguma dose de poder? E como você se saiu?

Nenhum comentário: